domingo, 26 de agosto de 2012

Disney!

Vamos lá. Há tempos venho procurando um guia descente da Disney, mas todos parecem mais do mesmo (salve Renato). Mudam fotos, mas as informações são as mesmas. Nunca achei um guia que trouxesse dicas realmente utéis. Assim sendo, resolvi eu mesma escrever um post com dicas que acredito que sejam uteis pra quem pretende visitar o terra do ratinho mais carismático do mundo pela primeira vez.
Viaje com um sapato confortável (no vôo o pé costuma inchar) e se tiver conexão que seja fácil de tirar e colocar. No raio-x nos EUA se tira sapatos e casacos. E quem tiver de cinto idem.
Não tem vôo direto? Dê pelo menos 2 horas e meia entre um vôo e outro. A imigração e alfândega podem ser rápidas, mas em geral o raio-x demora e as vezes o seu portão de embarque é longe. E as vezes o primeiro simplesmente atrasa. Antes sobrar tempo do que faltar.
Observe atentamente as regras de bagagem de mão. Os americanos são chatos com isso e mudam isso de tempos em tempos.
Observe atentamente ao tamanho da bagagem de mão permitida. Já vi muito passageito na porta do avião batendo boca com atendente de cia áerea por não prestar atenção nisso. E eles não prestam atenção nisso na hora do check-in (deixam o pepino pra hora do embarque).
Se tiver dificuldade pra comer qualquer “comida de avião”, leve um biscoito pra tapear a fome. Dependendo da cia aérea o rango é dose.
Tênis confortável, protetor solar e água são seus companheiros nos parques. Jamais esqueça de tomar água. Já houve caso de morte por desidratação. Uma maneira de economizar é levar um squeeze e encher nos bebedouros (que tem aos montes pelos parques – já que a garrafinha de água é uma fortuna).
Observe atentamente os horários de abertura e fechamento dos parques. Já vi casal que não prestou atenção nisso e foi pro Magic Kingdom em pleno dia de Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party e não tava entendendo porque tinha que se retirar do parque sendo que não tinham ingresso pra festa. Assim como já vi gente dizendo pra fazer os paises de EPCOT antes (um erro, já que World Showcase abre mais tarde que Future World).
Lembre de levar um dinheiro trocado já viagem. Seja pra comer alguma besteirinha nos aeroportos, nas máquinas da vida ou até mesmo nos vôos (tem vôos que a classe ecônomica cobra por bebida alcóolica).
Leve uma muda de roupa na bagagem de mão na ida e na volta. Caso sua bagagem de mão seja extraviada eles levam uns 2 dias pra entrega-la ou na volta caso aconteça alguma coisa com seu vôo.
Custuma ter a bexiga solta? Assim que o avião pousar, na fila pra saída vá ao banheiro do avião. As vezes o banheiro mais próximo em terra é longe e muitas vezes é preferivel ir apenas depois de ter feito imigração e alfândega.
Planeje bem sua viagem. Quanto mais pessoas tiver no seus grupo, mais planejado deve ser. Procure organizar as atrações por gostos, idade e se houver crianças pequenas procurar se informar sobre a altura permitida em determinadas atrações.
Se der, já saia do Brasil sabendo em quais restaurantes irá fazer refeições dentro dos parques. Isso evita “surpresas” desagradáveis e perca de tempo. O site Restaurant Dining Menus from Walt Disney World tem os cardápios de todos os restaurants da Disney com preços. E o site Viajando Para Orlando tem informações sobre o que é servido nos restaurantes dos parques (e tem mais informações sobre Dining Plan).
Toy Story Mania está na sua lista atrações a ser visitada? Chegue cedo ao Disney’s Hollywood Studios e a primeira coisa a fazer é pegar o Fastpass pra atração (independente da época do ano). É o fastpass que acaba mais cedo e a fila é gigantesca.
Em Epcot se tiver que optar em pegar fastpass pra Soarin ou Test Track, opte pelo do Test Track porque a fila do Soarin apesar de ser grande igual tem uns trechos com um telão imterativo.
Leia com atenção toda a placa de sinalização de Mission: Space. MUITA gente já passou mal na versão laranja (eu não cheguei a passar mal, mas confesso que a sensação NÃO foi a mais agradável) e a versão verde é apenas um simulador qualquer com uma fila imensa.
Se puder deixe pra fazer EPCOT em dois dias. Um pros países e outro pras atrações em si. Ele é chatinho de andar (não é é a toa que ganhou o “apelido” de Every Person Comes Out Tired... rs): alguns becos sem saída, o Cool Club não tem no mapa, as atrações são distantes umas das outras e fora que entrar e sair de The Land é uma mão de obra danada. E os países merecem uma visita com calma.
Club Cool é uma boa dica. Não tem nos mapas, mas perguntando se acha. É uma loja da Coca-Cola onde além de vende produtos da marca tem máquinas com refrigerantes da Coca-Cola do mundo para se experimentar de graça. A maioria tem o gosto não muito agradável, mas o mexicano lembra o nosso Kuat.
Para os shows do Disney’s Hollywood Studios (com excessão do Fantasmic!) chegue com 30 minutos de antecedência para pegar um bom lugar. Para o Fantasmic! e as paradas dos demais parques recomenda-se uma hora de antecedência no mínimo.
Se Sea World está na lista de parques a ser visitado sempre atenção à area que molha nas atrações (inclusive no show de esqui). Passar o dia fedendo a peixe não é bom.
Uma boa maneira de fugir das filas dos personagens e tirar foto com eles é marcar uma refeição com a presença deles. É um programa gostoso e diferente.
Há quem monte seu roteiro pelos dias da semana (há parques que em determinados dias da semana não se recomenda visitar), há quem monte o roteiro de acordo com as magic hours (que está dentro do complexo Disney opta pelos parque que as tenha, quem está fora os evita), há quem intercale os temáticos com os aquáticos e compras e há simplemente quem escolha de maneira aleatória. Independente de qual for o seu metodo, eu recomendo a colocar os parques mais cansativos no começo da viagem (Islands, Animal Kingdom e EPCOT). Porque se deixa-los pro fim da viagem, o desânimo pode bater as vezes. O Islands tem o problema da entrada ser longe e agora com as obras se anda muito para ir nas atrações que interessam. O Animal Kingdom além de grande tem o problema das árvores não darem muito pontos de referência. E o EPCOT anda-se muito de uma atração pra outra e há alguns becos sem saída. O post Qual Parque Qual Dia? do blog As Aventuras da Ellerim Viajante fala dos dias da semana que não melhores e piores pra visitar determinados parques.
Maneiras de otimizar meu tempo nos parques: nas horas das paradas se não for assistir vá nas atrações mais concorridas. E procure almoçar cedo (entre 11:15h e 12h) ou depois das 15h. Entre 12h e 15h não vale a pena almoçar. Perde-se muito tempo. Vale mais a pena tapear a fome com algum biscoito e algo parecido e esperar mais um tempo.
Se a sua bagagem de mão (tanto na ida quando na volta) for aquela mala maiorzinha, procure entrar no avião assim que puder. Porque esse tipo de bagagem só cabe no porta-bagagem em cima dos assentos laterais.
Sites para mais informações: Mais Magia, Viajando Para Orlando e WDW Photo Tour.
No mais é isso...
Meu beijo,
Menina Que Chove

Um comentário:

  1. "Planeje bem sua viagem" é a melhor dica e , por ijncrível que pareça, pouca gente segue. Eu acho INCRÍVEL gente que viaja pra qualquer lugar que seja sem nem olhar nem que seja na internet rapidinho o que se tem pra fazer, como as coisas funcionam e etc. Confesso que até quando viajei pro show do Elton John, que era meu programa da viagem, eu planejei coisas pra fazer também. E se as coisas podem sar errado já com planejamento imagina sem!!!!!
    Assim que minha internet voltar esse post vai pra pastinha dos favoritos onde guardo as coisas Disneycas. Você devia escrever um guia porque é nossa guia!!!!!!!

    ResponderExcluir