sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Qual o gosto da Rapadura?

Bom vamos lá. Semana da Campus Party e todas as atrações do Jovem Nerd estiveram em off porque eles estão lá em São Paulo e não em Curitiba (local se suas residências e obviamente residência do Jovem Nerd). Coencidiu do mesmo periodo de todos os outros casts que eu ouço (Azilator, Viajando Para Orlando e Vortex Cultural) ou não lançarem casts novos ou lançarem com temas que não são muito a minha a minha praia. Assim sendo, na vibe dos podcasts, resolvi finalmente conferir o famoso Rapaduracast do Cinema Com Rapadura. E esse post era pra ser sobre os podcasts que eu ouço, mas como a paixão que eles falam de cinema (a 7ª arte que tanto me encanta), dedico esse post aos “amigos” (ouça 3 casts deles e você já se sentirá como seus amigos) rapadurianos.

Já ouço o Nerdcast (do Jovem Nerd) há alguém tempo e já havia ouvido o Nerdcast 142 – Retrospectiva Nerd 2008 no qual o Jurandir Filho e o Maurício Saldanha do Rapaduracast participaram, mas tá longe de ser meu nerdcast preferido. Talvez dali vinha minha resistência de ir até o Cinema Com Rapadura. No entanto tinha te acontecer. E lá fui eu catar o que escutar. Baixei de vez todos os programas sobre Harry Potter; já que na minha opinião o Nerdcast de Harry Potter é um dos piores. Ouvi os de HP e gostei bastante. Parti em seguida pra outros temas e fui gostando, gostando, gostando...

E quando dei por mim já estava esperando o novo cast com o Saldanha gritando “Bem-vindos ao mundos espetacular do cinema”. E ai que você para e pensa: pô, site sobre cinema tem zilhões. O que o Cinema Com Rapadura tem de diferencial dos outros tantos? A paixão. Porque é muito comum se vê quem gosta e está nesse mundo do cinema com as opiniões todas muito técnicas e por vezes muito iguais e fechadas. E pra mim cinema não é isso. Claro que uma fotografia legal, uma trilha bacanuda, uma iluminação boa é o que a gente espera no mínimo. Contudo quando eu vou ao cinema o que eu espero é emoção. Eu espero que o filme mexa com as minhas emoções e sentimentos. Eu espero que o filme me faça pensar, me faça ver o mundo de um jeito diferente. É claro que é uma via de mão dupla. A pessoa que assiste também tem que ir pro cinema com a mente e o coração abertos para perceber a mensagem que o diretor / produtor está querendo passar.

E o rapaduracast é isso. Mais do que críticos de cinema cheios de picuinhas e mimimis, não pessoas apaixonadas pela 7ª arte. Falam com paixão, se emocionam e nos emocionam falando sobre cinema. Eu por exemplo acho O Rei Leão bonitinho. Adoro o Rafiki, mas tá longe de ser meu filme Disney preferido, mas o rapaduracast de Rei Leão é um dos meus preferidos porque a paixão com que o Jurandir fala do filme é fazer chorar o mais coração de pedra de todos. E essa paixão exaltada no cast de Rei Leão, eles passam em todos os programas e é lindo. Parabéns a todos eles! Jurandir, Saldanha, Thiago Siqueira, Affonso Solano, Juliano D’Angelo e Fabio Barreto, parabéns!

É claro que os rapadurianos tem entendem muito da questão técnica, mas de maneira alguma eles deixam isso ser mais importante. Técnica todos podem ter (é só estudar), mas emoção a flor da pele é para poucos. E falar com emoção de peito aberto é para bem poucos mesmo. A rapadura é boa mesmo!



Zilhões de Smacks,

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ameaça Fantasma!


E dai que a gente segue a vida e George Lucas segue ganhando o dele. Ameaça Fantasma – Episódio I em 3D me pega e aparece nos cinemas sem pré-estréia (né? Pra que pré-estréia de um filme que outro dia tava em cartaz e que tem pra vender em dvd em blue ray em qualquer esquina). Foi lindo o símbolo da Lucas Film em 3D, porque, né? O 3D começou e acabou ai. Vi alguém falando por ai (não lembro quem e/ou onde) falando que o George Lucas não entende que a partir do momento que ele termina um filme, o mesmo não pertence mais a ele. Super concordo. Não só por causa das milhares de modificações feitas nos filmes anos depois, mas pela “nova” trilogia.

A respeito dessas inúmeras mudanças tem um episódio de The Big Bang Theory que brinca com isso que simboliza muito esse sentimento. Um episódio que o Sheldon sisma com um pássaro que está na janela e Howard e Raj estão na sala asssistindo Star Wars. Impaciente com a demora de Sheldon, o Howard solta algo parecido como: “Vamos Sheldon, é Star Wars, se você demorar um pouco mais, George Lucas vai mudá-lo de novo”. Em uma frase resumi o pensamento dos fãs de Star Wars. Se você piscar o olho, capaz do George Lucas já ter mudado de novo.

A meu ver os problemas da nova trilogia são: a) R2-D2 e C3-PO que na trilogia clássica são um alívio cômico, na nova trilogia são dois idiotas b) Jar Jar Bings aparecer na nova trilogia por causa da tecnologia pra ser um atrativo para mulheres e crianças (existe uma pesquisa comprovando isso) e sumir sem explicação na trilogia clássica c) os atores que interpretam Anakin (precisa dizer mais?) d) a falta de conexão entre uma trilogia e outra. Os únicos atores que participam dos 6 filmes não aparecem em cena em nenhum deles (Anthony Daniels, o C3-PO e Kenny Baker, o R2-D2). E) com tanto personagem mala sem alça na nova trilogia, o personagem maneiro (Darth Maul), George Lucas me pega e some com o personagem.

Bom eu cai na trollada do 3D e confesso que até tava animada. Embora eu achei que na nova trilogia, Ameaça Fantasma é o pior dos filmes. Mas né? A trucagem do 3D de colocar meia cena em 3D como já vi em muito filmes pra cobrar o ingresso mais caro eu não caio mais. Tirando animações que eu esteja muito a fim de ver, 3D eu veto. Obvio que se ainda tiver mundo e se eu tiver como, verei os próximos Star Wars no cinema, mas não pelo 3D, mas pela alegria de ver uma saga que mora no meu coração naquela telona. Pelo caracter sentimental acho que vale a ida ao cinema, mas a trucagem do 3D não me pega mais na empolgação.

Muito bom ver Darth Maul naquela telona. Yoda mega foda. A luta do Qui-Gon com Darth Maul é uma das melhores cenas de lutas que já vi no cinema. Já a corrida de Pod é uma das mais chatas EVER. No fim da corrida vemos o Jabba dormindo. Quem pode culpa-lo? Fala sério, quem precisa de 20 minutos daquilo??? Anakin com as indiretas pra Amidala: ninguém merece. Melhor cena do filme pra mim é a final com o Yoda se questionando sobre os Siths.



Meu beijo,